Tratamento Clínico/Cirúrgico das doenças inflamatórias intestinais
O tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII) é, em grande parte, clínico, sendo realizado com o uso de medicações orais, injetáveis intravenosos ou administradas por via subcutânea. O objetivo principal do tratamento medicamentoso é controlar a inflamação, reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, permitindo que ele mantenha suas atividades diárias com o mínimo de impacto da doença.
No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode se tornar uma opção necessária. Isso ocorre quando o paciente não responde mais de forma satisfatória às medicações disponíveis, quando há complicações associadas à doença ou em situações de emergência. Além disso, em determinados casos, a cirurgia pode ser indicada quando as crises da doença se tornam frequentes e passam a comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente.
Os tipos de procedimentos cirúrgicos para DII são variados e dependem das particularidades de cada caso. O mais importante é que o tratamento seja sempre individualizado e personalizado, levando em consideração a gravidade da doença, o quadro clínico do paciente e a melhor abordagem para garantir resultados eficazes e duradouros. A decisão terapêutica deve ser feita com acompanhamento especializado, garantindo que cada paciente receba a melhor estratégia para o seu caso específico.