×

Viviane Martins - Dermatologista

Procedimentos

Anuscopia com Magnificação

 A anuscopia com magnificação, também conhecida como anuscopia de alta resolução ou colposcopia anal, é um exame com magnificação de imagens que permite uma avaliação pormenorizada da região anorretal para o diagnóstico de doenças como dermatite, fissura anal, fístula anorretal, hemorróidas, plicomas, pólipos, tumores, infecções sexualmente transmissíveis e alterações da musculatura esfincteriana. Além disso, possibilita a realização de biópsia e tratamento de algumas doenças nesta localização.
Este exame é realizado por um proctologista e pode ser feito no consultório médico, sem necessidade de sedação. O procedimento é feito com um aparelho de anuscopia comum, associado a um aparelho de magnificação que pode ampliar a imagem em mais de 20 vezes.
Inicialmente, o médico (a) faz uma inspeção geral da região anal e perianal e após isso, cora-se a região e observa-se em um microscópio específico a fim de diagnosticar ou afastar doenças locais. A seguir, realiza-se o exame digital através do toque retal com auxílio de gel anestésico. Finalmente, procede-se a anuscopia, a fim de detectar ou afastar lesões no reto distal e canal anal. Para isso, lubrifica-se o aparelho de anuscopia com gel anestésico e no interior do canal anal utilizam-se de produtos (ácido acético a 3-5% e Lugol) para observar novamente a região em microscópio específico. Qualquer alteração detectada no reto distal, canal anal ou região da borda e margem anal podem ser biopsiadas durante o exame e, além disso, algumas já tratadas com medicação específica. Para a execução de biópsias é necessário a realização de anestesia local, o que poderá gerar um pouco de dor devido a aplicação da medicação.